" Tem coisas que só a Philco faz pra você!"
Quem não se lembra desse slogan? Ou dos radios Philco Transglobe? Ou dos aparelhos de tv preto e branco de 12 polegadas que podiam ser alimentados com bateria de automovel e que tinham um formato arredondado? E os famosos radios relógios digitais da Philco? E do avô dos videogames atuais, o Telejogo Philco?
Vamos conhecer um pouco da história da Philco.
Em 1892, nos Estados Unidos nasce uma empresa de lâmpadas arco carbônicas, chamada Helios Eletric Company, na estado da Philadelphia. Depois de 14 anos, a empresa passou a produzir baterias e mudou seu nome para Philadelphia Storage Battery Company, mais tarde conhecida como Philadelphia Corporation ( Philco) .
Em 1934, a Philco chega no Brasil apresentando o famoso Rádio Capelinha.
Em 1948, instala-se no Rio de Janeiro e, no mesmo ano, já fabrica os primeiros rádios Philco
totalmente nacionais. Um ano depois, 1.300 rádios eram fabricados mensalmente. O brasileiro já ouvia a marca Philco em todos os lugares.
A história da Philco também confunde-se com a história da televisão brasileira. Já em 1950, ano que surgiu a primeira emissora do país, a Philco fabricou 1.136 televisores. Um verdadeiro recorde para a época!
Em 1961, passou a fazer parte do grupo Ford. Avanços tecnológicos sempre foram o DNA da marca Philco.
Em 1978, assinou contrato de colaboração técnica com a Hitachi, uma das maiores referências mundiais em eletrônicos. Além de assistência tecnológica e informações sobre modelos e metódos, tudo isso possibilitou um intercâmbio dos engenheiros da Philco com a Hitachi para debates técnicos.
Em meados dos anos 60 uma novidade! Televisores equipados com controle remoto sem fio, um avanço incrível para a época e que demoraria muitos anos para a concorrência seguir o exemplo.
A Philco tambem foi a 1ª fábrica na América Latina a produzir integralmente transístores de silício, colocando no mercado o 1º televisor transistorizado, o 1º televisor colorido em cores portátil e o 1º em cores totalmente automático.
Em 1989, uma notícia causa grande repercussão nacional e internacional: o controle acionário da Philco é transferido para o Grupo ITAÚ.
Os anos 90 refletiram o compromisso Philco com a qualidade. Em 1993, mais uma vez a Philco está a frente e torna-se a primeira empresa do setor a conquistar uma certificação da série ISO 9000, que reconhece a qualidade dos sistemas de produção de acordo com as exigências de padrões internacionais.
Em 1994, ou seja, apenas 1 ano depois, a Philco obteve a ISO 9001, a mais completa e importante da série, abrangendo projeto, desenvolvimento, manufatura, testes, comercialização e assistência técnica de televisores, videocassetes, componentes magnéticos, placas de circuito impresso e ferramentaria. A Philco não parou de crescer. Em 1995, uma nova e importante marca: 15 milhões de televisores produzidos. A empresa, definitivamente, passou a ser uma das empresas líderes no mercado de eletroeletrônicos.
Em 1996 lançou a antológica campanha publicitária, criada pela agência F/Nazca, onde as famosas formiguinhas voadoras eram as protagonistas do comercial para a divulgação da linha de som Applause. Três anos depois, ela se junta a um seleto grupo de fabricantes mundiais, lançando sua linha de televisores de Plasma e LCD.
Em 2005 a Gradiente compra a Philco, formando a maior empresa brasileira de eletrônico. No ano seguinte apresenta sua nova identidade visual, slogan ("Pensando bem, Philco") e campanha publicitária, além de anunciar o lançamento de 30 produtos até o fim desse ano. Com essas ações, reforça o posicionamento de ampliar seu portfólio nas categorias de TV, portáteis, DVD e home theater.
Em 2007 a licença de uso da marca é comprada pela Britânia Eletrodomésticos pelo valor aproximado de R$ 22 milhões (valor mais baixo ao comparado que a Gradiente pagou, uma vez que fábricas e equipamentos não foram objetos de alienação na transação), tendo o direito de uso pelo período de 10 anos. Em 2005 a Britânia já havia tentado comprar a marca, a qual a Gradiente havia ganho em um acordo a portas fechadas.
Devido à forte presença da Philco no mercado de som e imagem, a Britânia lança produtos na mesma linha e inova lançando com alguns produtos na linha de eletroportáteis.
Com sua estratégia baseada na produção terceirizada junto a fabricantes chineses, consegue expandir a linha de produtos até fogões cooktop, microondas e notebooks. Leia mais sobre os Gigantes da Eletrônica!
Fonte:
|