Potência Elétrica Potência Elétrica pode ser entendida como o trabalho realizado pela corrente elétrica. A unidade usada para medir potência é o Watts (W). Os múltiplos do Watt também são comumente usados. Assim temos o quilowatt (KW) que é correspondente a 1000W e o Megawatt ( MW) que corresponde a 1.000.000W.
Em eletricidade a potência elétrica pode ser calculada através da formula: Potência é igual ao valor da Tensão multiplicada pela Corrente. P=V.I Mudando a posição dos termos deduzimos que: Tensão é igual ao valor da tensão dividido pelo valor da corrente. V=P / I Corrente é igual ao valor da potência dividido pelo valor da tensão. I=P / V
Exemplo de uso: Um chuveiro tem a potencia de 2200W e esta ligado a rede elétrica de 220V. Qual a corrente que vai consumida pelo chuveiro? I=P/V I=2200 / 220 I= 10A Resposta: A corrente que vai circular pela resistência do chuveiro é de 10 Ampéres. Uma lâmpada de automóvel usando 12 Volts e uma corrente de 5 Ampéres tem uma potencia de 60 Watts. Já uma lâmpada comum de 60W ligada a rede de 110 V consome 0,54 A. Um processador que realiza suas funções usando 1.2V de tensão e uma corrente de 50 amperes, por exemplo, utiliza 60 watts. Para medir a quantidade de energia que foi utilizada freqüentemente utilizamos a unidade Watts por Hora (Wh) ou o quilowatt (KWh). Um microcomputador ligado a rede elétrica de 110V e que tem uma corrente de 1 ampere circulando nele tem a potencia de 110W. Se esse computador ficar ligado durante 10 horas, o consumo de energia será de 1100W (1,1 KWh). Se você reparar no medidor de consumo de energia elétrica da sua casa, verá que a unidade de consumo é o KWh. Lembre-se, a Watt é uma taxa enquanto o watt/hora mede a quantidade. Outro conceito importante é o de Eficiência. Pelo que vimos até agora, pode parecer que, por exemplo, uma lâmpada de 60W ilumine mais que uma lâmpada de 25W. Mas na realidade não é bem assim. Aqui entra o conceito de eficiência. Voltando ao exemplo citado, uma lâmpada incandescente de 60W pode iluminar menos que uma lâmpada fluorescente de 25W, porque as lâmpadas incandescentes são menos eficientes que as fluorescentes. E mesmo entre duas lâmpadas incandescentes de 60W pode haver diferenças entre a quantidade de luz produzida, dependendo do grau de eficiência de cada uma delas. Podemos definir a eficiência como sendo percentual de transformar energia em trabalho. Uma fonte para PC com 90% de eficiência precisa de 334 watts da rede elétrica para fornecer 300 watts ao equipamento, enquanto uma fonte com 70% de eficiência precisaria de 429 watts para fornecer os mesmos 300 watts. Na maioria das vezes as perdas de potência ocorrem sob a forma de dissipação de calor. Como exemplo temos a lâmpada incandescente tem como principal fornecer luz, mas perde muita potência na forma de calor. Note que quando a corrente percorre um condutor sempre há produção de calor. A quantidade de calor depende de algumas características, como o tipo do material e a espessura. Estes são as grandezas elétricas básicas. Na próxima parte veremos os componentes eletrônicos básicos.
|